1. Começando, precisamente, por aqui. Este mês tivemos a grande notícia de que os Pastorinhos Francisco e Jacinta vão ser canonizados em Fátima, aquando do centenário das aparições e da vinda do Santo Padre. Já na última newsletter demos nota de que a canonização acontece após a aprovação, a 23 de março, de um milagre atribuído a Francisco e Jacinta (podem ler mais sobre o milagre aqui).
Muito se tem escrito e dito ao longo das últimas semanas acerca disto, mas uma discussão que ganhou particular relevo (sobretudo porque alimentada por declarações menos felizes ou imprudentes de clérigos...) foi a de perceber se Nossa Senhora apareceu efectivamente, ou não, em Fátima. Sobre esta discussão recomendamos a leitura deste artigo do Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada ("Fátima: Aparições ou Visões?") e deste outro de João César das Neves ("A Senhora veio mesmo").
2. O Papa Francisco esteve este mês no Egipto, numa visita considerada de risco, com um programa de dois dias centrado no Cairo, na qual se apresentou como “peregrino da paz” em busca de diálogo com a maioria muçulmana daquele país. O Papa aproveitou a visita para apelar à paz e ao diálogo inter-religioso e recordar as comunidades cristãs atingidas por atentados terroristas nos últimos tempos, que provocaram dezenas de mortes. "O único extremismo dos crentes deve ser o da caridade", disse. Francisco sublinhou ainda o “papel insubstituível” do Egipto no contexto do Médio Oriente e da construção da paz na região, não sem agradecer o papel fundamental que este país tem desempenhado no acolhimento de refugiados. No seu último compromisso público, o Papa deixou uma mensagem de encorajamento: «No meio de muitos motivos de desânimo e por entre tantos profetas de destruição e condenação, no meio de numerosas vozes negativas e desesperadas, sede uma força positiva, sede luz e sal desta sociedade».
3. Gostariam de ver o Papa Francisco a participar no 'TED Talk'? Bem, parece que já é possível. Numa participação surpresa no 'TED Talks' (intitulada "The future you") de Vancouver (Canadá) dedicado ao futuro, o Papa incentivou à cultura da ternura e revelou esperar que o crescimento da inovação científica e tecnológica se faça com mais igualdade e inclusão social. «O futuro da humanidade não está exclusivamente nas mãos dos políticos, dos grandes líderes, das grandes empresas. Eles têm uma enorme responsabilidade mas o futuro está, acima de tudo, nas mãos daqueles que reconhecem o outro como um 'tu'».
4. Passando cá para dentro: D. Manuel Clemente (que foi reeleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa este mês) concedeu uma entrevista à Rádio Renascença (cuja visualização recomendamos), na qual assumiu que a solução que apoia o Governo no Parlamento está a obter alguns resultados “positivamente” surpreendentes. Para D. Manuel Clemente, houve uma viragem na sociedade portuguesa e vêem-se alguns sinais de recuperação económica e de descrispação, um clima que “ajuda a resolver os problemas de outra maneira”. Em relação à Igreja portuguesa, o Cardeal-Patriarca encontra um enorme desafio, que é a “recomposição comunitária da vida cristã”, essencial, sobretudo, para que os jovens, que se têm envolvido em movimentos como a Missão País, se possam ligar de forma regular à religião.
Antes de terminarmos, deixamos uma importante nota para os Profissionais:
- No dia 31 de Maio (4ª feira), temos o nosso próximo encontro de Ramo. Este não será um encontro qualquer: servirá para rezarmos, convivermos, reflectirmos sobre este último ano e... escolhermos o nosso novo chefe de Ramo! Daremos mais notícias nos próximos dias acerca do encontro, mas pedimo-vos, desde já, que reservem a data nas vossas agendas!
Por hoje é tudo. É possível que nos tenham escapado algumas notícias, reacções, opiniões e afins. Pois bem, façam-nos chegar aquilo que estiver em falta!
A Equipa de Coordenação
©2017 Profissionais de Schoenstatt