+ Deixa a tua marca.+
18 Schoenstatt Lisboa
  • Home
  • Noticias
  • Agenda
  • Ramos e projetos
    • Juventude Feminina
    • Juventude Masculina
    • Ramo das Mães
    • Ramo dos Homens >
      • Terço dos Sábados
    • Ramo das Famílias
    • Mãe Peregrina
  • Pastoral
  • Info
    • Horários
    • Contactos
    • Como Chegar
    • Site Schoenstatt.pt
    • Politica de privacidade
  • Noticias
  • Noticias
  • Blog

Carta do Papa Francisco aos fiéis sobre a oração do Terço em maio 2020

30/4/2020

0 Comentários

 
CARTA DO PAPA FRANCISCO

A TODOS OS FIÉIS PARA O MÊS DE MAIO DE 2020

Queridos irmãos e irmãs!

Já está próximo o Mês de Maio, no qual o povo de Deus manifesta de forma particularmente
intensa o seu amor e devoção à Virgem Maria. Neste mês, é tradição rezar o Terço em casa, com
a família; dimensão esta – a doméstica –, que as restrições da pandemia nos «forçaram» a
valorizar, inclusive do ponto de vista espiritual.

Por isso, pensei propor-vos a todos que volteis a descobrir a beleza de rezar o Terço em casa, no
mês de maio. Podeis fazê-lo juntos ou individualmente: decidi vós de acordo com as situações,
valorizando ambas as possibilidades. Seja como for, há um segredo para bem o fazer: a
simplicidade; e é fácil encontrar, mesmo na internet, bons esquemas para seguir na sua
recitação.

Além disso, ofereço-vos os textos de duas orações a Nossa Senhora, que podereis rezar no fim
do Terço; eu mesmo as rezarei no Mês de Maio, unido espiritualmente convosco. Junto-as a esta
Carta, para que assim fiquem à disposição de todos.

Queridos irmãos e irmãs, a contemplação do rosto de Cristo, juntamente com o coração de Maria,
nossa Mãe, tornar-nos-á ainda mais unidos como família espiritual e ajudar-nos-á a superar esta
prova. Eu rezarei por vós, especialmente pelos que mais sofrem, e vós, por favor, rezai por mim.
Agradeço-vos e de coração vos abençoo.
​
Roma, São João de Latrão, na Festa de São Marcos Evangelista, 25 de abril de 2020.
0 Comentários

3 de maio Dia da Mãe e Benção das Grávidas na missa das 12h

30/4/2020

1 Comentário

 
QUERIDA FAMÍLIA E AMIGOS!

O Papa Francisco, no passado dia 17 de abril pediu, como intenção da missa, para rezarmos pelas grávidas: “Gostaria que hoje rezássemos pelas (…) mulheres grávidas que se tornarão mães e estão inquietas, preocupadas. Têm uma pergunta: ´Em que mundo meu filho viverá?` Rezemos por elas, a fim de que o Senhor lhes dê a coragem (…) e confiança de que será certamente um mundo diferente, mas será sempre um mundo que o Senhor amará muito.”


É já uma tradição, no nosso santuário, no Dia da Mãe, benzer as grávidas, o que vamos fazer no final da missa das 12h, transmitida online, no próximo domingo 3 de maio. 



Assim, quem quiser receber esta bênção especial, ou conhecer alguém que a queira receber, por favor envie o nome e indicação – bênção das grávidas - para intencoes@schoenstatt.pt, até 1 de maio.

Pastoral do Santuário Cenáculo da Família do Pai
1 Comentário

Brevemente sobre... A ALIANÇA DE AMOR

30/4/2020

0 Comentários

 
Imagem
A Aliança de Amor com Nossa Senhora, celebrada pela primeira vez em 1914 em Schoenstatt, Alemanha, entre o Padre José Kentenich, Pai e Fundador do Movimento, juntamente com os jovens seminaristas expressa a essência do Movimento: Nada sem Ti, nada sem nós!. Ou seja: Mãe, nada sem a tua ajuda, mas também nada sem a nossa colaboração.

Esta colaboração consiste em nós oferecermos a Nossa Senhora as nossas orações, os nossos sacrifícios, trabalhos, alegrias, preocupações, renúncias, boas ações e obras, tudo como oferta de amor, no seu Santuário. Estes presentes de amor - também chamados "contribuições para o Capital de Graças" - representam a nossa participação humana na Aliança com a Mãe.

Em cada Santuário de Schoenstatt, Maria quer manifestar-se como nossa Mãe e como nossa Educadora. Ela intercede junto de Deus por todos os que peregrinam até junto de si, despertando em nós um esforço sério e sincero por uma autêntica vida cristã. Maria concede graças a todos os que n'Ela confiam e a Ela recorrem.
​
A Aliança de Amor é um primeiro marco na vida de um schoenstattiano, celebrada no Santuário depois de um período de formação.

Se estiver interessado em saber mais, contate o secretariado do Santuário de Lisboa: secretaria.lisboa@schoenstatt.pt

0 Comentários

ORAÇÃO  |  CONSAGRAÇÃO DOS FILHOS A NOSSA SENHORA

24/4/2020

0 Comentários

 
Querida Mãe e Rainha Três Vezes Admirável,
 
Acorremos, hoje, ao teu Santuário para consagrarmos uma vez mais os nossos filhos ao teu cuidado e proteção maternal, num hino de eterna gratidão, porque há mais de 100 anos, através de um gesto verdadeiramente profético, a mãe do Padre Kentenich o consagrou a ti e, desde essa hora, o elegeste para anunciar a todos e às nossas famílias as tuas maravilhas.

Nós Te consagramos cada um dos nossos filhos, pedindo-Te que os inscrevas no Teu coração pelos seus próprios nomes (silêncio…). Faz com que experimentem em todas as circunstâncias da vida, o Teu carinho, o Teu amor e proteção, tal como o experimentou o pequeno José Kentenich, desde que Te foi consagrado com nove anos de idade.

A Ti tos consagramos, pedindo-Te que graves para sempre, nos seus corações, o Teu nome, Maria.

A Ti tos consagramos, Mãe querida, no mesmo espírito em que foram consagrados no Baptismo, pedindo-Te que conserves acesa neles a chama da Fé, mesmo quando esteja prestes a apagar-se.
Que o Teu amor e ternura vença neles todas as crises, e lhes permita reencontrarem-se uma e outra vez com Teu filho Jesus.

A Ti tos consagramos, Rainha Admirável e Te pedimos: nos momentos de maior dificuldade, sob a proteção do Teu manto, livra-os de todos os perigos.

A Ti tos consagramos, para que cresçam na plenitude dos talentos e dons que Deus lhes concedeu, e realizem a vocação que o Pai pensou para cada um deles.

Faz com que envolvidos na Tua pureza, na Tua bondade, na Tua alegria, também eles caminhem pela vida irradiando paz, amor e alegria, e se tornem assim, construtores da nova civilização do amor.
Querida Mãe, educa-nos, a nós pais, na vivência de uma paternidade responsável, abnegada e bondosa. Faz-nos transparentes do amor pessoal e misericordioso do nosso Deus, capazes de refletir o olhar e a condução do Pai nas suas vidas.

Torna-nos semelhantes à família de Nazaré: que José nos guarde no espírito de verdade e de pureza e nos proteja de todo o mal. Que Maria nos ensine a construir, em cada dia, uma comunidade de profundos laços de amor em que cada um dos nossos filhos, se sinta um filho querido, enobrecido e muito amado. Que Jesus, Vosso filho, esteja no centro dos nossos lares e das nossas vidas.
Ámen.
 
(Oração rezada desde o Centenário da Consagração do Padre Kentenich a Nossa Senhora, feita por sua mãe, em 1892, junto da imagem que se encontrava no orfanato de Oberhausen)
 
 Pastoral do Santuário 2020 - Santuário do Cenáculo da Família do Pai


Imagem
0 Comentários

MEDITAÇÃO  |  Consagração dos Filhos a Nossa Senhora

23/4/2020

1 Comentário

 
No ano de 1894, Catarina Kentenich, mãe do Padre Kentenich chegava a um impasse: à semelhança de muitas mães da época, Catarina encontrava-se numa situação económica muito difícil.
Surgiu-lhe uma oportunidade de trabalho numa casa de família. Mas onde deixar José?

O Padre Savels, seu confessor, conseguiu uma vaga para o pequeno José num orfanato em Oberhausen. Ficava assim assegurado um lugar para o menino morar, ser educado e ter uma boa formação escolar.

Assim, no dia 12 de abril de 1894, Catarina Kentenich levou o pequeno José até ao orfanato. Antes de deixá-lo, foi com ele até à capela e, em frente a uma imagem de Nossa Senhora, entregou-lhe o seu filho; consagrando-o a Maria.

MEDITEMOS este acontecimento e o que nos revela o silêncio que envolve os três protagonistas:

1.-- A mãe, Catarina Kentenich – Quanta angústia e sofrimento não passava pelo seu coração.
Toda a santidade da vida de uma mãe é feita de simplicidade e silêncio: as mães calam e preocupam-se; choram e oram; de dia trabalham e de noite velam pelos seus filhos. Naquele momento crucial da sua vida, a mãe Catarina Kentenich, voltou-se para Maria. Confia a Maria o seu único filho, para que a Mãe Admirável o assuma como filho e o eduque em seu lugar. Catarina crê e entrega porque sabe que Maria encerra em si a dor, a luta e a esperança de todas as mães. Catarina ensina-nos que às vezes os acontecimentos da vida escapam à nossa compreensão, mas o mais importante não é entender; o mais importante é saber entregar-se à vontade de Deus – Pai.

2. - A Mãe Nossa Senhora. Ousemos tentar ler o silêncio do coração da Mãe Três Vezes Admirável.
Será que Maria ao contemplar aquela dolorosa despedida de mãe e filho, não se terá lembrado da sua própria despedida e entrega aos pés da cruz? “Mulher eis aí o teu filho, filho eis aí a tua Mãe” (Jo 19, 25-28)

O coração da Mãe Maria encheu-se de misericórdia por aquela mãe Catarina que entregava o seu filho aos seus cuidados. A partir daquele instante, Maria assume integralmente a maternidade do pequeno José.
A Mãe de Deus assume sempre a responsabilidade de tudo o que lhe entregamos.
​
3. - O filho José Kentenich. O pequeno José tinha nove anos, sofreu com a separação da mãe, com o medo e com a insegurança de viver sozinho num orfanato.
A mãe entrega-o e consagra-o a Nossa Senhora. José assume profundamente a verdade absoluta: Ela é minha Mãe! Nesse dia, sela a Aliança de Amor com a Mãe de Deus; lança-se a semente no coração do Pe. José Kentenich e do que se viria a tornar toda a obra de Schoenstatt. O Pe. Kentenich viveu toda a sua vida em Aliança de Amor com Maria como um menino de 9 anos.

Pedimos-lhe que nos ensine o seu segredo: Viver a nossa Aliança de Amor, na filialidade de uma criança que simplesmente sabe: Ela é minha Mãe, Ela é nossa Mãe.

Pastoral do Santuário Cenáculo da Família do Pai


Pastoral do Santuário
Cenáculo da Família do Pai
Pastoral do Santuário
Cenáculo da Família do Pai
1 Comentário

Consagração dos Filhos a Nossa Senhora   |  domingo 26 abril 2020

23/4/2020

0 Comentários

 
No passado domingo de Páscoa, tal como referido no final da homilia, lembrámos também uma data muito importante na vida do Padre Kentenich.

A 12 de abril de 1894, José Kentenich entrou no orfanato de São Vicente, em Oberhausen. A sua mãe tomou esta decisão, motivada por dificuldades financeiras e a conselho do seu diretor espiritual, para garantir ao seu filho uma educação adequada. À chegada ao orfanato, a sua mãe consagrou-o a Nossa Senhora. Como prova da seriedade do seu propósito colocou no pescoço da imagem a mais preciosa lembrança que tinha, um fio com uma cruz de ouro. Não tendo condições para assegurar a sua educação, entregou o seu filho José a Nossa Senhora, confiando-lhe a sua educação.  José, criança de oito anos, tomou muito a sério esta consagração, feita juntamente com a sua mãe. A partir desse momento, Maria passou a cuidar dele e a encarrega-se da sua educação. “Aquilo que sou e aquilo que Schoenstatt chegou a ser, devo-o à Mãe de Deus.”, confessa mais tarde o Padre Kentenich, ao olhar retrospetivamente para a sua vida.

No Movimento de Schoenstatt, temos como tradição consagrar os filhos a Maria, no domingo mais próximo possível desta data. Assim, no próximo dia 26 de abril faremos essa consagração com a habitual oração que divulgaremos na véspera.

Todos nos consagramos em cada dia a Nossa Senhora, até várias vezes ao dia. Entregamos todos os que trazemos no coração - e são tantas as pessoas que, neste momento, precisam das nossas orações. 

No dia 26 de abril, domingo, queremos consagrar, especialmente, os nossos filhos, em diferentes fases de vida, na escola, a trabalhar, a constituir família… Neste momento de incerteza e desafios, consagramos a Nossa Senhora os nossos filhos, para que a Mãe os faça sentir acolhidos, os proteja e eduque, para que venham a ser homens e mulheres novos, numa comunidade que, queremos acreditar, seja realmente nova!

Pastoral do Santuário do Cenáculo da Família do Pai

0 Comentários

CRIAR LAÇOS COM.... |  Meditação para o próximo mês.

17/4/2020

0 Comentários

 
Imagem
Transformar o Santuário num lugar de peregrinação era um dos pedidos de 18 de Outubro de 1914; um lugar de peregrinação onde fosse bom estar, porque Nossa Senhora se haveria de estabelecer ali, com o seu "trono de graças".

Um lugar de peregrinação é normalmente onde vão grandes multidões como é o caso de Fátima. Ali se vai pedir ajuda, se vão pagar promessas, se honra a Mãe de Deus em grandes cerimónias por tudo o que tem feito por cada um dos que ali vão pedir e agradecer.

O nosso Santuário tem uma especificidade particular: é o atelier, ou o estaleiro, onde se forja o Homem Novo. É um lugar de recato, uma salinha de estar com Nossa Senhora onde temos de voltar muitas vezes porque de lá saímos com propósitos de educação própria que nos leva a voltar, uma e outra vez, para trazer as nossas dificuldades e colocá-las nas mãos da Mãe.

Como disse João Pozzobon: "Ali sente-se a sua presença como pessoa viva!", que nos quer transformar. Ali nos acolhe muitas vezes, para nos ir educando e transformando, quase sempre lentamente. E depois enviar, para a missão que antes de mais se concretiza dentro da casa.
"Ide para vossas casas e transformai o mundo por dentro, como famílias sólidas e alegres que eduquem pessoas firmes, livres e entregues aos outros". Esta pode ser agora a nossa missão primordial a que a Mãe de Deus nos convoca hoje, a partir deste atelier transformador, que é o Santuário.

Neste tempo de confinamento, como estamos a viver a nossa vinculação ao Santuário da Mãe e Rainha? A Graça do envio? Como a vivemos nas nossas casas?

O Padre Kentenich entendeu que a nossa Mãe, consciente da nossa humanidade, da nossa necessidade de laços, com Deus, com pessoas e com lugares se faria presente num lugar concreto para que nos fosse mais fácil vincular.

Em nossas casas, temos um Santuário-lar ou cantinho de oração ? Neste tempo em que temos de estar sempre em casa, já que a Mãe quer que consideremos muito a sério a missão em casa, também em nossas casas precisamos de lhe pedir que esteja muito presente.

Para toda a família propomos, ainda que em casa tenha apenas um cantinho de oração, o ligue ao Santuário da Mãe e Rainha rezando "O meu lar é teu santuário", a oração do nosso pai e fundador.

O meu lar é teu Santuário
onde Tu actuas para a glória do Pai.
Aí Ele transforma todo o meu ser
em sacrário predilecto da Trindade,
onde arde sempre a luz do Santíssimo
e a chama do amor nunca se extingue;
onde sacrifício sobre sacrifício
expulsa do coração o egoísmo;
onde rosas adornam o altar
e açucenas florescem sempre de novo;
onde se sente atmosfera de paraíso
que eleva o coração e o espírito;
onde, tal como na cidade eterna de Sião,
o espírito mundano não tem entrada;
onde reina a paz e a alegria sorri
pois o anjo de Deus guarda vigilante;
onde Cristo reina e triunfa
e conduz todo o mundo ao Pai.
Ámen.


.Ramo dos Homens de Lisboa
0 Comentários

Quinta Feira Santa  |  Adoração ao Santíssimo

6/4/2020

0 Comentários

 
Querida Família de Schoenstatt,
​
tradicionalmente a Quinta Feira Santa é um dia de Adoração, no sentido de ação de graças pela instituição da Eucaristia, rezando por todos os Sacerdotes que hoje nos trazem a presença de Jesus Sacramental. É também um dia de oração para acompanhar Jesus no seu caminho da Última Ceia ao Calvário, no início da Sua Paixão.


Neste sentido, e tendo em conta a situação atual que vivemos, o Instituto Nossa Senhora de Schoenstatt dedica esta Quinta-Feira Santa à tradicional Adoração ao Santíssimo Sacramento a partir do Santuário Cenáculo da Família do Pai, em Lisboa, fazendo presentes e rezando de maneira especial por toda a Família de Schoenstatt e suas famílias, pelas suas intenções, por todos os que neste tempo mais sofrem e por todos os que em cada dia trabalham e se dedicam a acompanhar os que mais precisam. Rezamos também por todos os Sacerdotes, de maneira particular pelos Padres de Schoenstatt - P. Tiago, P. Gonçalo, P. José, P. Lorenzo e P. Juan - cuja vocação sacerdotal e dedicação a todos nós têm sido expressas de forma tão especial nestas últimas semanas. Unimo-nos também aos Santuários de Schoenstatt em Braga, Porto e Aveiro. Desta forma, em união a partir de cada Santuário Lar continuamos a ser Família em oração. 

As Senhoras estarão assim em Adoração das 9h às 18h no Santuário de Lisboa, em representação de todos. Depois da transmissão da Missa das 19h, permaneceremos por mais meia hora em transmissão em direto a partir do Santuário, com Exposição e Adoração do Santíssimo, convidando todos a este vínculo tão significativo com Jesus, a partir de cada Santuário Lar e como Família. (transmissão via FB schoenstatt lisboa e schoenstatt.pt) 

Rezaremos pelas intenções de todos. Quem queira pode enviar por escrito a sua intenção para este período de Adoração por email para: intencoes@schoenstatt.pt, até 4ª feira ao meio-dia. O Santuário estará encerrado durante todo o dia de Quinta Feira Santa.


Unidos em Aliança de Amor, Santuário a Santuário, acompanhamos juntos a Jesus no seu caminho até à Cruz.

Família Patri Unita - Instituto Secular Nossa Senhora de Schoenstatt
Lucília, Maria de Jesus, Ana Campos, Ana Cristina, Rosana, Carminho, Inês, Carolina e Tininha
Imagem
0 Comentários

Oração pelas Vocações em Schoenstatt e na Igreja  |  2 abril 2020

2/4/2020

0 Comentários

 
Caros amigos,

Como habitualmente acontece nas primeiras quintas-feiras de cada mês, vamos rezar pelas vocações hoje dia 2 de abril entre as 21h e as 22h. Não o podendo fazer no Santuário de Lisboa pela situação que se vive no país, iremos fazê-lo no nosso santuário-lar.

Estão todos convidados a unir-se a este momento de oração, em vossas casas e santuários-lar, rezando o terço, uma dezena ou outra oração.

"Tu nos enviarás as vocações
que se empenhem pelo teu reino
nos darás trabalho e copiosas bênçãos
e à nossa fraqueza unirás a tua omnipotência" (Rumo ao Céu nº 15)
 
Juntamos um pequeno texto do livro "Santidade de todos os dias" do Pe. Kentenich e M. A. Nailis.
"Qualquer cristão já sabe desde a infância que a cruz e o sofrimento são consequências do pecado original. É verdade que o sangue de Cristo, no santo Batismo, nos libertou da culpa original. Contudo suas consequências permanecem, manifestando-se com maior intensidade, quanto maior for o número de pecados pessoais que debilitam a natureza humana. O pecado traz a infelicidade dos povos. Tanto pode pecar e já pecaram os povos cristãos, como também o cristão em particular. Assim é compreensível que ambos estejam mergulhados num mar de sofrimentos. Acresce ainda o grande mistério da nossa incorporação em Cristo. Somos todos membros do seu corpo, uma vez que nos tornámos filhos de Deus. Por isso é conveniente que supramos no nosso corpo o que falta à paixão do Senhor. A Igreja deve assemelhar-se a Cristo, seu Esposo, que salvou o mundo por sua Paixão."


Unidos no Santuário,

Miguel e Margarida.
0 Comentários

    Arquivo

    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Janeiro 2021
    Dezembro 2020
    Novembro 2020
    Setembro 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Outubro 2013
    Setembro 2013

    Categorias

    Todos
    2013
    2014
    2015
    2016
    2017
    2018
    2019
    Abril
    Dezembro
    Fevereiro
    Janeiro
    Julho
    Junho
    Maio
    Março
    Março
    Novembro
    Outubro
    Setembro

    Feed RSS

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.