+ Deixa a tua marca.+
18 Schoenstatt Lisboa
  • Home
  • Noticias
  • Agenda
  • Ramos e projetos
    • Juventude Feminina
    • Juventude Masculina
    • Ramo das Mães
    • Ramo dos Homens >
      • Terço dos Sábados
    • Ramo das Famílias
    • Mãe Peregrina
  • Pastoral
  • Info
    • Horários
    • Contactos
    • Como Chegar
    • Site Schoenstatt.pt
    • Politica de privacidade
  • Noticias
  • Noticias
  • Blog

Como viver a missão do 31 de maio no nosso dia a dia?

27/5/2019

0 Comentários

 
Imagem
Dentro de dias, celebraremos os 70 anos daquele 31 de maio de 1949 que deu origem a uma missão. Foi a partir de um documento-resposta à Igreja, que o nosso Fundador colocou sobre o altar do Santuário de Bellavista (Chile), que tudo se desenvolveu. A sua vivência de fé tinha-lhe mostrado a importância que todos nós podemos ter junto dos que nos rodeiam, quando estamos bem enraizados em Deus, tornando-nos sinais luminosos, capazes de atrair os homens para Deus. Nos milhares de contactos pessoais que teve ao longo da sua vida, o Fundador pôde ver como os vínculos eram e permanecem decisivos nos crescimentos pessoais, nas nossas relações uns com os outros e com Deus, assim como a sua ausência isola, destrói, afasta e não gera vida. Na altura, as suas palavras foram recebidas com dureza por uma Igreja que não se revia nessa forma de pensar e a sua atuação clara valeu-lhe a incompreensão, o exílio, e o afastamento da Obra e dos seus, por quem deu a vida.

        Enquanto filhos espirituais deste Pai, não nos devemos espantar de ser chamados a seguir os seus passos de muitas e variadas formas e a experimentar a alegria e a cruz nas nossas vidas. A missão do 31 de maio está mais viva do que nunca e é a resposta a uma Europa fragmentada e cada vez mais afastada da sua matriz cristã. Uma Europa onde muitos se abstêm de afirmar a sua voz na consolidação de um projeto comum, deixando espaço a formas de pensamento radicais e nacionalistas.

             No dia a dia, experimentamos “na pele” o que significa afirmar convicções e pagar o preço de se ficar isolado, por se “nadar contra a corrente”; partilhamos, abrimos caminhos e criamos pontes, correndo muitas vezes o risco de sermos mal interpretados ou da nossa voz ser encarada como um ato de fraqueza e de pouca inteligência; na força da aliança, somos enviados como instrumentos a um mundo cheio de contradições que, ao mesmo tempo que luta por uma maior esperança de vida, mata a vida e destrói o planeta, cavalga tecnologicamente mas parece criar cada vez mais “ilhas” humanas, subsidia guerras e pede a paz.
         
​          A partir do nosso santuário-coração, podemos fazer a diferença, oferecendo as graças do acolhimento, transformação interior e envio a todos aqueles a quem estamos ligados no mundo do trabalho, na família, nas relações sociais, nas tarefas apostólicas. Ao promover de uma forma consciente espaços de vida, de diálogo, de encontro, de relação em que outros podem repousar e crescer, estamos a viver e a cumprir a missão do 31 de maio, conscientes de que a forma como o fazemos atrai os homens para Deus. Homens descrentes que necessitam de sinais vivos, presenças unidas a uma rede maior de vínculos, lugares e corações para construir um mundo mais humano e fraterno, em torno de Deus-Pai.

                Pessoalmente, posso dizer que muito do meu trabalho e atuação na formação de juventude e de adultos, quer a nível profissional, quer a nível apostólico passa por criar pontes, promover espaços de encontro, ajudar os outros a encontrar caminhos, na certeza de que também eles me desafiam a crescer e a ser coerente com os valores em que acredito. Nas alegrias e nas dores, sinto-me filha do nosso Pai e experimento no dia a dia o que significa assumir a sua missão e dar a vida por ela. 



Testemunho de Ana Cristina Leitão
Instituto Secular Nossa Senhora de Schoenstatt
.

0 Comentários

O Terço dos Homens em Sintra

26/5/2019

0 Comentários

 
Imagem
Teve recentemente início em Sintra - na Capela da Misericórdia de Colares - o mais recente Terço dos Homens. Este é mais um passo no crescimento desta devoção, na qual estão ativamente envolvidos vários schoenstatttianos. 

S. Francisco Xavier, Estrela. Corroios e Seixal são algumas das Paróquias que já têm implementado regularmente o Terço dos Homens na Região da Grande Lisboa, com paroquianos locais e schoenstattianos a colaborarem e rezarem juntos!

Oeiras e São Mamede já manifestaram vontade de serem os próximos a continuar esta grande corrente de Oração à Mãe do Céu.

A mensagem de boas-vindas do Pároco da Unidade Pastoral de Sintra revela a Alegria que a todos traz a Oração em Comunidade. 

Recordamos ainda a oração do Terço, todos os dias 13 à noite, em duas Igrejas de Lisboa, como já anteriormente noticiámos e continuaremos a acompanhar.


"A ideia parece que vem de longe, mas quando me perguntaram se a podiam aplicar em Sintra, disse logo que sim, porque rezar é sempre bom e tão necessário!

Porquê Terço dos Homens? Por que não misto? Certamente porque perderia o impacto e aos poucos acabaria quase só de mulheres, como acontece na maioria das orações comunitárias do Terço do Rosário.

Santa Maria, Nossa Senhora, é Mãe de todos, homens e mulheres, pais e filhos; e rezar o Terço pode ser uma forma de congregar a família, com Maria, em volta de Jesus. Os homens rezarem sozinhos, uma vez por mês, pode ser um chamariz, um despertar, para depois incentivarem a oração também em família.

A oração do Rosário é uma forma simples de rezar, bendizendo o “fruto do ventre de Maria”, Jesus Cristo, nosso Salvador. Os mistérios contemplados, agora em 4 terços, ajudam-nos a
contemplar, com Maria, toda a vida de Jesus. E estando em sintonia com Jesus estamos no caminho da verdade, que leva à vida eterna.

Desejo o maior sucesso à iniciativa e que dê bons frutos!
​
Com a amizade que nos une em Cristo,
o Pároco da Unidade Pastoral de Sintra 
Pe. Armindo Reis"

0 Comentários

Vá assistir e participar  |  27 de Maio de 2019 às 21h30  |  "Ideologia de Género"       À conversa com o Prof. Diogo Costa Gonçalves

23/5/2019

0 Comentários

 
Imagem
A ideologia de género tem estado no centro do debate público nos últimos anos em Portugal. Ouvimos falar dela, por exemplo, quando a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género recomendou à Porto Editora a retirada de livros de exercício para rapazes e raparigas do mercado, quando alunos de 9 anos da escola Francisco Torrinha foram questionados sobre se se identificavam como "homem", "mulher" ou "outro" e, mais recentemente, quando uma escola do Barreiro convidou uma associação LGBTI para dar uma sessão relativa a igualdade de género.


Perante esta situação, um grupo de jovens, pais e educadores de Schoenstatt decidiram levar a questão para a universidade e promover uma sessão de esclarecimento e reflexão sobre o tema. Afinal, o que é a "ideologia de género"? Como está a ser implementada? De que forma reagir?

À conversa connosco teremos o Prof. Doutor Diogo Costa Gonçalves, professor auxiliar da Faculdade de Direito de Lisboa, que tem dedicado especial atenção a esta matéria ao longo dos últimos anos.

A sessão terá lugar na Sala 512 (Edifício Economia) (e não no Auditório 2, como inicialmente anunciado) da Universidade Católica Portuguesa, no dia 27 de Maio (2ª feira), às 21h30.

Poderão contactar a organização através de 
generoideologia@gmail.com.

​

no Facebook
0 Comentários

Arraial da Família 2019  |  Pulseiras oficialmente já à venda  |  Participe !

19/5/2019

0 Comentários

 
Imagem
Ontem, Dia de Aliança, membros da Equipa do Arraial estiveram na Missa de Aliança no Santuário, em verdadeira festa de família.

Depois da Missa, o Padre Juan conversou animadamente com a Equipa e outros Peregrinos e assinalou, assim, a venda oficial de pulseiras de ingresso no Arraial de 29 de Junho. Os sorrisos de todos testemunham a verdadeira Alegria de um projecto comum, de todos para todos.

Todos nós, Família de Schoenstatt Lisboa, somos chamados a contribuir para este Arraial com a compra de pulseiras. É muito fácil, e há inclusivamente a possibilidade de comprar 12 ingressos de adulto pelo preço de 10, ficando em 25 euros este pacote. Podemos comprar e depois distribuir pelos amigos, desafiá-los a virem connosco à festa!


Clique aqui e visite o site do Arraial, bem animado e com muita informação importante, que promete um 29 de Junho cheio de animação:

O Melhor Arraial de Todos !
0 Comentários

Festa da Família | 16 Junho 2019 | Quinta das Conchas

17/5/2019

0 Comentários

 
A 6ª edição da Festa da Família de 2019 terá o tema: "Família: Lugar de Encontro com Deus".

Schoenstatt, através da Liga das Famílias, não só estará representado enquanto Movimento que trabalha e serve as famílias da Diocese de Lisboa, como vai dinamizar um dos caminhos da Festa com a dinâmica 
                                                                   
"Família Santuário Vivo" 
Imagem
Saiba mais sobre a participação da Liga das Famílias, aqui:
​
Festa da Família
0 Comentários

Alianças de Amor da Liga das Famílias

17/5/2019

0 Comentários

 
 “Brilhe a luz da vossa Aliança”

É com imensa gratidão e alegria que partilhamos com todos a vida que se vai gerando na Liga das Famílias e que tem sido uma constante.

Durante estes últimos anos no projeto Arco a Joana e João Monteiro, Manucha e o Manuel Cary, a Maria e o Simão Mira, a Mariana e o Rodrigo Mergulhão acompanharam 4 grupos de casais que se preparam para fazer Aliança de Amor.
​
No passado domingo, dia 7 de Abril, e em plena vivência do tempo de Quaresma, ganharam uma Novo caminho, celebrando com a sua nova Comunidade - a Liga das Famílias - as suas Alianças de Amor. Neste contexto podemos acrescentar que 27 foram também os casais que com imensa alegria, e com Aliança de Amor há mais tempo, "apadrinharam" estes novos casais no dia da celebração das suas Aliança de Amor.

Veja mais sobre este dia, incluindo fotografias!


Fotografias
0 Comentários

Juventudes Feminina e Masculina escolheram Maio para a sua Aliança de Amor

17/5/2019

0 Comentários

 
No Santuário de Lisboa, a 1 de Maio, selaram Aliança as Jovens do Grupo de Vida da Joana Geraldes Barba:

Filipa Drummond Borges 
Luísa Fernandez Thomas 
Caetana Fernandez Thomas 
Constança Vasconcelos 
Rita Almeida e Brito 
Carmo Almeida e Brito
   

No dia 13, foi a vez dos Rapazes:

Pedro Chichorro
Francisco Ascensão
Francisco Lobo Xavier.
​O Eduardo Cary renovou a sua Aliança ao mesmo tempo.
 


O Movimento vive assim, de novos aliados que levam o Fogo do Amor a Nossa Senhora para as suas vidas e que com ele contam, incondicionalmente. 

Nos cum prole pia, 
Benedicat Virgo Maria
0 Comentários

Peregrinação da Família a Fátima | Primeiros ecos

16/5/2019

0 Comentários

 
Imagem

A 19ª Edição da Peregrinação da Família decorreu no início de Maio e levou até ao Santuário de Fátima cerca de 800 Peregrinos, sob o lema "Tu és a minha Alegria!".
​
Os Peregrinos caminharam 3 dias, meditando sucessivamente nos temas:
Eu sou a alegria de Deus, Deus é a minha alegria, Eu sou alegria para o outro.

Desde a Praia do Salgado até à Missa Final nos Valinhos e a entrada no recinto, aos pés de Nossa Senhora de Fátima, foi unânime a  vivência da Alegria, uma manifestação do Amor de Deus por nós, que recebemos e multiplicamos por aquela com que sentidamente queremos viver o nosso dia-a-dia, e transmitir a quem está perto de nós.


Veja aqui:
​o guião espiritual distribuído,
a homilia do P. Juan no Mosteiro da Batalha,
​o trailer que a Schoenstatt TV Porto preparou.

Imagem
Imagem
Imagem
Guião Espiritual
Homilia - A Batalha da alegria
Trailer Vídeo
0 Comentários

O Arraial está em grande preparação! E precisa de todos!

15/5/2019

0 Comentários

 
Imagem
O melhor Arraial de Lisboa fica guardado para o final do mês de Junho, dia 29! É o nosso Arraial!


Arraial da Família, de todos os Schoenstattianos e dos nossos Amigos e Familiares, que queremos convidar para conhecerem a Alegria que pomos naquilo que fazemos, o gosto por cada detalhe que oferecemos ao olhar, ao ouvir ao sentir. O gosto de estarmos juntos e acolhermos quem nos visita.


É esta uma maneira de mostrarmos como somos Filhos de Maria, como manifestamos o Amor ao Pai.


A organização está a decorrer já em passo acelerado, o website do Arraial está no ar. Convocamos todos a irem visitar o website e o facebook, para saberem o que se passa e para darem a conhecer a todos. Espalhem a notícia, vamos reservar o dia 29 de Junho para estarmos juntos, todas as idades têm o seu lugar, é para irmos todos!


Compremos desde já as pulseiras de ingresso (há bons motivos para isso... vá lá ver!) e façamos os donativos que neste momento são precisos à Organização. De todos nós para todos!

E já pensou ser Voluntário para alguma actividade? Há tarefas para todas as idades e temperamentos!


https://arraiallisboa.schoenstatt.pt/
https://www.facebook.com/ArraialdaFamiliaSchoenstattLisboa



0 Comentários

Senhor D. Maurílio de Gouveia e Schoenstatt

15/5/2019

0 Comentários

 
Imagem
 A 19 de Maio passam dois meses sobre a partida para o Céu do Senhor Dom Maurílio de Gouveia, arcebispo emérito de Évora. Por esta ocasião queremos recordar a sua fidelidade a Nossa Senhora de Schoenstatt, com quem selou Aliança no Santuário Original em 15 de Agosto de 1975 e salientar o anexo testemunho de Manuel Luís Marinho Antunes, Schoenstattiano que com ele privou e de quem se tornou Amigo. 
 
Enquanto Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Maurílio abençoou a 1ª pedra e também o nosso Santuário de Lisboa - Cenáculo da Família do Pai, em 1975. Depois, sempre nos acompanhou aqui em Portugal e esteve presente em datas marcantes do nosso Movimento, como foi o Jubileu do 31 de Maio no Chile (1999) e o centenário da fundação do Movimento, em 2014, em Rom
a.
 
Era um bom comunicador e tinha como característica estar próximo das suas paróquias e das suas gentes. A sua veia para a comunicação ficou também expressa na sua ligação ao Jornal da Madeira de que foi director, e à criação literária. Entre outros, publicou: Cristãos Exemplares, Eu sou o Pão da Vida, Uma Comunidade de Cristãos – A Paróquia na Missão da Igreja, Magnificat e Rumo ao Céu, esta última já uma colectânea de pensamentos do arcebispo emérito reunida pelo cónego Cardoso de Melo.

Enquanto Bispo, foi quem ordenou alguns dos nossos Padres de Schoenstatt: Pe. Francisco, Pe. Zé, Pe. Diogo e Pe. Gonçalo.

Leia aqui o TESTEMUNHO
Imagem
Imagem
Imagem
​
0 Comentários
<<Anterior
    Clique aqui para editar.

    Arquivo

    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Setembro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Junho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Setembro 2021
    Julho 2021
    Abril 2021
    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Janeiro 2021
    Dezembro 2020
    Novembro 2020
    Setembro 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Outubro 2013
    Setembro 2013

    Categorias

    Tudo
    2013
    2014
    2015
    2016
    2017
    2018
    2019
    Abril
    Dezembro
    Fevereiro
    Janeiro
    Julho
    Junho
    Maio
    Março
    Março
    Novembro
    Outubro
    Setembro

    Feed RSS

Com tecnologia Crie um website único com modelos personalizáveis.