+ Deixa a tua marca.+
18 Schoenstatt Lisboa
  • Home
  • Noticias
  • Agenda
  • Ramos e projetos
    • Juventude Feminina
    • Juventude Masculina
    • Ramo das Mães
    • Ramo dos Homens >
      • Terço dos Sábados
    • Ramo das Famílias
    • Mãe Peregrina
  • Pastoral
  • Info
    • Horários
    • Contactos
    • Como Chegar
    • Site Schoenstatt.pt
    • Politica de privacidade
  • Noticias
  • Noticias
  • Blog

Testemunho

30/11/2015

0 Comentários

 
Imagem
Damos notícias no final de uma semana cheia de bênçãos e graças do Céu, na vida da nossa "jovem" diocese, na vidas das nossas paróquias e claro nas nossas vidas.
Tudo começou no dia 24 de Outubro, com a visita ao Santuário [de Schoenstatt de Lisboa] dos Catequistas da Paróquia de Miratejo/Laranjeiro, dedicada à Sagrada Família. Fomos acompanhados pelo Padre Daniel Miguel, prior daquela Paróquia. Para os que ainda não ouviram falar desta Paróquia fica mesmo coladinha às Paróquias de Corroios e do Feijó. Que lindo! Não?
 
Nesta noite, de dia 24, N.ª Senhora reservou o santuário só para nós! Que sossego, que silêncio... mais delicado... mas também que alvoroço de emoções nos nossos corações. Foi um momento muito especial de oração e de graças. Em cada conta do terço entregámos as nossas famílias; as nossas crianças da catequese; os doentes; os nossos irmão perseguidos por causa da sua fé; as nossas intenções particulares; os nossos sacerdotes;…Deixámos especialmente ao cuidado da Mãe do Céu a Diocese de Setúbal e o Sr. D. José Ornelas Carvalho, que iria ser ordenado e tomar posse como Bispo de Setúbal, no dia seguinte. Pedimos-Lhe que cuidasse do seu novo bispo, para que ele possa ser portador da Alegria e da Misericórdia, nesta missão que Deus lhe confia.
 
Com a chegada do novo Bispo, chegava também a imagem Peregrina de N.ª Sr.ª de Fátima à Diocese e .... às paróquias… - ou seria ao contrário? - Rezámos para que a Sua visita, à Diocese de Setúbal, fosse uma oportunidade de conversão, para vivermos em comunhão no interior das nossas comunidades e, como nos desafia o Papa Francisco, a sermos uma Igreja em saída, levando ao mundo a Cruz de Cristo e a imagem de Maria como sinal da redenção.
Mas a missão do dia 24 ainda não estava concluída...
No final do terço, o Padre Daniel abençoou e fez o envio das imagens da Mãe Peregrina, que neste ano pastoral, continuarão a visitar as famílias das crianças da catequese da sua paróquia. Comprometemo-nos todos, frente à MTA [Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt] e dissemos: "Queremos ser Teus instrumentos, vinculados ao Nada sem Ti, nada sem nós. Nesta nossa Missão, contamos com a presença do Espírito Santo, a Bênção do Pai e a Tua proteção."
O momento foi tão especial que, apesar do dia seguinte se avizinhar muito cansativo, nenhum de nós parecia querer sair dali, da sombra do santuário rumo à ponte, rumo ao Cristo Rei, rumo à Margem Sul, rumo a casa...

Ela é grande Missionária. Ela fará (faz) Milagres
Ana Santos e Lina Sequeira

0 Comentários

Ciclo de conferências Pensar Portugal Atual

22/11/2015

0 Comentários

 
Queridos Amigos,
No âmbito dos festejos dos 50 anos do Movimento dos Focolares em Portugal, surgiu em Lisboa uma iniciativa a que se quis dar o nome «Pensar Portugal Atual».
Em baixo segue o convite que já está ativo na página do Facebook e chamamos a vossa atenção para o 1º destes encontros que será já no domingo, dia 22 de novembro, com o Professor Marcelo Rebelo de Sousa.
 
Com amizade,
Teresa Guedes e Paulo Melo
Imagem
0 Comentários

Lema do Ano  2015 - 2016

20/11/2015

0 Comentários

 
Reflexões e motivações

​
Três elementos que marcam o caminho e a nossa missão para este ano:
A família
A misericórdia
O espírito missionário com que se abraça e se dá sentido ao lema todo:
Família porta da misericórdia.

A porta
O ano da misericórdia inicia com a abertura da porta santa.
A porta aberta é um símbolo forte do Jubileu da Misericórdia, da missão da Igreja e também do espírito apostólico de um Schoenstatt em saída.

A porta da misericórdia é o próprio Jesus. No contexto das palavras sobre o Bom Pastor, Ele diz “Eu sou a porta”. Jesus é o rosto da misericórdia e é olhando para ele que sabemos como fazer o nosso caminho.

A porta santa abre-se como uma passagem que se faz  em dois movimentos, um de saída e outro de acolhimento.

Num sentido, de saída, a Igreja abre o tesouro da graça como uma fonte que sai do templo para dar vida. Abre-se a porta para que brilhe e se expanda a luz que vem de dentro e assim, a misericórdia fecunde todas as realidades do mundo. Noutro sentido, de entrada, a igreja abre as portas para acolher a todos, como casa de todos, como mãe de braços abertos. Todo aquele que cruzar essa porta experimenta o perdão, a reconciliação, a paz e a salvação. É Jesus que acolhe a todos e revela a imagem de Deus Pai de misericórdia

Porta de misericórdia
Nestes dois movimentos de saída e acolhimento, a porta santa, uma porta aberta, é expressão da Igreja viva, que é portadora da misericórdia do Pai, é um sinal do agir do Pai. O lema “sede misericordiosos como o Pai” diz que a Igreja está chamada a ser, como foi Jesus, rosto do Pai: saindo ao encontro da ovelha perdida ou esperando de braços abertos todos os filhos que anseiam pela misericórdia do Pai que perdoa e reconcilia.

A porta das basílicas, das sés catedrais, das igrejas e santuários é assim um símbolo do que é a Igreja toda; do que é cada comunidade, cada cristão e cada família: uma porta viva da misericórdia. Onde estivermos está sempre a misericórdia, nos nossos pensamentos, no nosso coração e no nosso agir, especialmente na relação com os outros. Onde estivermos está a porta santa. Este é o sentido do jubileu, a razão pela qual o Papa Francisco quer multiplicar os lugares que são portadores da misericórdia. E por isso, nada melhor do que abrir a porta santa em cada coração. Somos uma porta da misericórdia.

Nesse sentido, a peregrinação até à porta santa,  própria de um ano jubilar, tem que estar unida à peregrinação interior feita com os passos da misericórdia. Diz-nos o Papa que esses passos são o “não julgar …, não condenar …, perdoar …, dar …”. A estes 4 passos se unem ainda as obras de misericórdia para serem vividas na vida concreta.
 
A família. A porta da misericórdia é a família.
A Família, de fato, é expressão privilegiada da misericórdia. É um santuário, é uma porta por onde passamos diariamente para nos sentirmos acolhidos amados e perdoados. Cada vez que cruzamos a porta de casa e sobretudo a porta do coração uns dos outros deveríamos, experimentar a misericórdia que acolhe, perdoa, anima e dignifica. Gostaríamos que fosse assim em todas as famílias. Por isso a família é missão.

Somos Família do Pai, unidos pelo nosso Pai e Fundador. Ser Família do Pai é também ser sinal da Misericórdia do Pai do Céu. Gostaríamos que quem chegar ao Santuário se encontrasse com a Mãe de Misericórdia; e quem se encontrar connosco, enquanto Movimento - Família de Schoenstatt, experimentasse a misericórdia em nós, pelo acolhimento, pelo perdão e pela alegria. Por isso, a família é missão.

Depois do sínodo sobre a vocação e missão da família, percebemos ainda mais claramente que em Schoenstatt temos um dom para dar, e não podemos ficar de braços cruzados. Deus concedeu-nos a alegria de ser e experimentar família, este dom é para cuidar e  esta alegria é para partilhar. Reconhecemos que a Aliança de Amor é resposta para as famílias e Deus chama-nos a acolher e ir ao encontro de todas. Por isso a família é missão.

Gostaríamos que a Igreja seja família de famílias, que a humanidade seja cada vez mais uma família que, especialmente com as graças deste ano, seja uma família onde reine a misericórdia. Por isso queremos construir a comunhão onde vivemos e trabalhamos, ser testemunho pela força dos vínculos, trabalhar em Igreja com outros, servir nas comunidades onde estamos. Por isso a família é missão.

Esta chave missionária é o acesso ao sentido profundo do nosso lema que nos convida a partir do dom de ser família para transformar e renovar o mundo à nossa volta. A família somos nós, a família é protagonista principal, neste ano da misericórdia, a família é a porta, uma porta no meio do mundo, por onde sai a vida de Deus e por onde podem entrar todos e experimentar a misericórdia.

Gostaríamos de ser uma porta viva da misericórdia, feita de pessoas, feita de famílias. Este ano, gostaríamos de ser Família porta da misericórdia.

Padre José Melo
​18.Novembro.2015
0 Comentários

A mensagem de Fátima

19/11/2015

0 Comentários

 
O grupo Novíssimas do Ramo das Mães, decidiu este ano aprofundar a sua ligação a Nossa Senhora, com foco no conhecimento sobre a Mensagem de Fátima.

Nesse sentido, têm vindo a desenvolver diversas iniciativas, seguindo a proposta de Nossa Senhora nas suas aparições aos pastorinhos de Fátima: terço diário do grupo num modelo de cordão organizado, devoção dos primeiros sábados, leitura e organização de palestras. 

No próximo dia 22 de Novembro, domingo, às 21h30, virá ao Abrigo a Madalena Fontoura falar-nos sobre a Mensagem de Fátima. Pela importância do tema e a oportunidade de termos quem nos ajude a aprofundá-lo, gostávamos de convidar todo o movimento a estar presente.

Será uma oportunidade excelente de nos aproximarmos de Nossa Senhora e de nos prepararmos interiormente para os 100 anos das aparições em Fátima que iremos comemorar em 2017.

0 Comentários

Começa o crisma para universitários | 26 de Novembro | 19h30-21h

15/11/2015

0 Comentários

 
Começa o Crisma para universitários no Santuário de Schoenstatt! 
A primeira Sessão é já no dia 26 de Novembro, 5ª feira, das 19:30 às 21:00.

​Clique aqui para mais informações


Ficha de inscrição

Esta preparação para o crisma consiste em catequeses para universitários parecido às aulas da faculdade. Abordam-se temas relacionados com a Bíblia, os fundamentos da fé, a oração e esclarecimento de dúvidas.
0 Comentários

Grupo Sant´Ana 

12/11/2015

0 Comentários

 
Uma ideia de Teresa Pacceti juntou um pequeno grupo, em que o objectivo é que de cada encontro possa sair um pequeno enxoval novo de recém nascido para uma criança que vai nascer em breve, rosa ou azul...  já com destino,  Apoio á Vida ou outra entidade que o solicite.
Juntam-se de 15 em 15 dias, 3ª feira à tarde no Santuário.
No final do encontro rezam junto da imagem de Nossa Senhora e terminam com um chá!
 
São poucas mas está aberto a quem quiser entrar.... uma faz um casaquinho, outra oferece um pacote de fraldas, outra faz uns lençóis, entre babetes, cremes e outros é com muito carinho que fica pronto a entregar a uma nova vida que vem a caminho!!!
 
0 Comentários

Christmas Tea - 21 novembro, 10h - 22h

12/11/2015

0 Comentários

 
0 Comentários

Quem senão tu... Encontros 18 e 24 nov e 2 dez

8/11/2015

0 Comentários

 
Imagem
Encontros
O Valor de ser Mulher e Mãe
  • Olhar para o que é Especial, 18 nov, 13h15-14h15
  • O ritmo de vida que combina Comigo, 24 nov, 13h15-14h15
  • Tem que haver mais qualquer Coisa, 2 dez, 13h15-14h15

Siga-nos no Facebook

Mães de Schoenstatt

0 Comentários
    Clique aqui para editar.

    Arquivo

    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Setembro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Junho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Setembro 2021
    Julho 2021
    Abril 2021
    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Janeiro 2021
    Dezembro 2020
    Novembro 2020
    Setembro 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Outubro 2013
    Setembro 2013

    Categorias

    Tudo
    2013
    2014
    2015
    2016
    2017
    2018
    2019
    Abril
    Dezembro
    Fevereiro
    Janeiro
    Julho
    Junho
    Maio
    Março
    Março
    Novembro
    Outubro
    Setembro

    Feed RSS

Com tecnologia Crie um website único com modelos personalizáveis.