
Estamos a 1 mês do início da Jornada Mundial da Juventude. Há vários anos que esperamos, trabalhamos e sonhamos para este acontecimento único e histórico da nossa Igreja portuguesa, para a juventude católica e para Portugal.
Vamos ter a visita de mais de um milhão de jovens de todo o mundo, que virão como peregrinos ao encontro do Papa Francisco. Será certamente um momento de Pentecostes. O Espírito Santo quer irromper com todos os seus dons no coração dos jovens e Maria, nossa Mãe, quer visitar cada um para lhe dar todo o seu amor materno e fazer brilhar o rosto de Cristo em cada um deles.
Queria agradecer a toda a Família de Schoenstatt de Lisboa, pelo apoio que tem prestado à JMJ, tanto na organização central, como na organização dos Encontros Internacionais da Juventude de Schoenstatt. Fico comovido ao ver a generosidade de tantas famílias que estão a cuidar do acolhimento dos voluntários e a dar-lhes o calor familiar que tanto faz parte de nós. Ao ver as inúmeras famílias, que estão a trabalhar intensamente na organização dos encontros da Juventude de Schoenstatt, na organização do Festival MTA e no acolhimento dos jovens no Santuário.
Podemos dizer com alegria e orgulho que toda a Família de Schoenstatt de Lisboa pôs “mãos à obra”, para acolher os jovens do mundo em Lisboa e no nosso Santuário.
Queria ainda agradecer-vos por todo o apoio nos eventos de angariação de fundos que foram sendo organizados. Todos eles momentos bonitos, divertidos e de grande sucesso!
Percebo que esteja a ser exigente e até cansativo este constante pedido de ajuda. No entanto, os recursos são escassos para a dimensão dos acontecimentos que estão a ser preparados para a JMJ: A Juventude Feminina Internacional de Schoenstatt vai reunir-se em Lisboa. A Juventude Masculina Internacional de Schoenstatt vai reunir-se em Aveiro, para o seu encontro "IGNIS".
No dia 31 de julho, todos se encontrarão em Lisboa, à sombra do Santuário de Schoenstatt “Cenáculo da Família do Pai”, para o Festival MTA. Estamos a contar com cerca de 1300 jovens schoenstattianos. Haverá uma missa na capela dos Jerónimos, no topo da Avenida da Torre de Belém, para a qual todos somos convidados, como Família de Schoenstatt de Lisboa.
Durante os seis dias da JMJ, o Santuário de Schoenstatt estará aberto, proporcionando um espaço no qual todos possam experimentar as três graças do santuário!
A Praça de Damão estará preparada, durante os seis dias, para dar todo o tipo de apoio aos jovens: material e espiritual. A montagem de toda esta logística tem um custo elevado e ainda nos falta completar o orçamento. Tenho a certeza de que ainda conseguimos dar um pouco mais e por isso, venho pedir-vos um último esforço para colaborar na campanha de
acolhimento, através de um donativo de 12€, que permitirá a participação de um jovem neste grande encontro com Schoenstatt (mais informações em www.schoenstatt.pt).
Estes dias da JMJ serão muito importantes para a vida dos jovens que vão participar. São momentos de graça que podem decidir o rumo das suas vidas. Por esta razão, venho propor- vos um esforço suplementar de oração, de visitas ao Santuário e de capital de graças. Façamos uma “suave violência” à Mãe de Deus, como dizia o Padre Kentenich, para que Ela se glorifique na vida de todos os jovens. Em conjunto com a Equipa da Pastoral do Santuário, lançamos o convite para um momento de adoração diária no Santuário (exceto sábados e segundas-feiras), das 18h-19h, para rezarmos pelos frutos da JMJ e pedir à Mãe de Deus que visite os corações de todos os jovens.
Falta um mês para vermos Lisboa inundada de jovens de todo o mundo, reunidos à volta do Papa Francisco. Rezemos juntos pela nossa Igreja jovem, para que ela possa ser visitada por Maria e dizer Sim à vontade de Deus.
Deixo-vos um grande OBRIGADO por todo o trabalho e esforço destes meses, para tornar possível que a JMJ seja uma realidade em Lisboa e à sombra do nosso Santuário de Schoenstatt.
Muita força e muitas bênçãos para esta reta final! P.Juan Barbudo
Diretor Diocesano da Família de Schoenstatt de Lisboa