A Semana Santa é o tempo mais importante do ano litúrgico dos cristãos, porque acompanhamos o mistério da nossa redenção, a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Com fé, celebramos o acontecimento mais marcante da humanidade. Estamos todos convidados a participar nas celebrações do tríduo, seja aqui no santuário, ou onde estivermos. No Domingo de Ramos acompanhamos a entrada de Jesus em Jerusalém e lemos no evangelho a paixão e morte de Jesus. No domingo seguinte já será a ressurreição e ao longo da semana, vivemos esse caminho passo a passo: Na quinta-feira de manhã há missa crismal na Sé, onde são abençoados os óleos para os sacramentos do batismo, crisma e unção dos doentes. Ao fim da tarde, é a missa da última ceia, com o lava pés, é o dia da instituição da Eucaristia. Na sexta-feira, dia de jejum, celebramos a paixão e morte de Jesus às 15h, que é a hora da morte de Jesus. Ao fim da tarde (em alguns lugares, à noite), realiza-se a via sacra que faz memória dos acontecimentos celebrados na liturgia das 15h. |
O sábado é o dia do silêncio de Deus e deveria ser também para nós, dia de recolhimento, na esperança da ressurreição. À noite, celebramos a grande vigília pascal com os símbolos fortes da luz, da água, da palavra e da Eucaristia.
E entramos assim no domingo que permanecerá para nós como o primeiro dia de cada semana, o primeiro dia da nova criação realizada por Jesus.
Celebremos esta semana santa com fé e com os mesmos sentimentos de Maria a acompanhar Jesus.
Que aconteça Páscoa em cada um de nós e nas nossas famílias.
A equipa da Pastoral Santuário de Schoenstatt – Lisboa
“Santuário Cenáculo da Família do Pai”