A vontade e necessidade de haver uma nova oferta para os jovens fez com que estes rapazes criassem uma oferta para outros que se encontravam em situação semelhante. Gosto de imaginar a criação deste ramo como se fosse a de um Santuário e vejo esta fase da recente história dos profissionais como a conquista do local onde iríamos começar a construir o Santuário. Após a escolha do “local” e de algumas “medições”, o objectivo deste ramo estava definido: guiar nesta fase de vida, entre o fim da faculdade e o casamento, jovens nas suas dificuldades do dia-a-dia em principal na sua vida Profissional, Familiar/Pessoal, Espiritual e Comunitária. A oferta de poucas actividades mas marcantes foi a regra inicial para um público-alvo que queria rentabilizar ao máximo a gestão da sua agenda. A partir dai nasceram algumas propostas, newsletters, palestras e ainda definido como momento principal do ano um retiro em Janeiro.
Passaram-se dois anos e em 2017 podemos dizer que começámos a fase de conquista exterior. Nesta fase construímos as paredes do nosso Santuario através da definição deste Ramo dentro do movimento. Mantendo a coerência dos dois anos anteriores, institucionalizou-se mais o ramo através de um Site próprio e ainda a criação e definição do lema do ramo: “Unidos na Aliança, Forjar o Homem-novo”. “Unidos” porque sempre estivemos ligados a Familia de Schoenstatt, ao Ramo dos jovens, com base nos grupos de vida e vínculos criados entre todos. “Aliança” porque é aí que nasce a nossa força: na Aliança de Amor com Nossa Senhora, na filialidade que temos para com Ela e no Capital de Graças fruto das nossas entregas, dificuldades e orações. “Forjar” porque estamos na fase de sonharmos em sermos construtores da sociedade, onde estamos finalmente a poder ter impacto no Mundo com o nosso trabalho e onde temos, por vontade da criação de Deus, de construir não só à nossa volta mas também a nós mesmos. “Homem-Novo” pela finalidade do ramo: queremos ser Santos e essa santidade faz-se através de sermos homens robustos, de seguirmos os nossos ideais e termos a coragem de manter e colocar Deus no Seu devido local – como Dono e centro da nossa vida.
Após a parte mais arquitétónica e engenheira de conquistarmos o local e as paredes, em 2019 quisemos começar a conquista interior do nosso Santuário. Sabíamos que tínhamos de apostar na formação e na espiritualidade do nosso Ramo. Foi continuado o trabalho não só na explicação do lema como na criação de documentos de apoio para cada grupo poder percorrer-lo ao longo do ano – documentos de reuniões tipo sobre cada tema. Olhando a este momento do ramo oferecemos tambem uma biblioteca a estes jovens com documentos e livros de temas especificos desta fase.
O foco do ano 2020 foi, como desde a origem do Ramo, o Retiro. No passado 10, 11 e 12 de Janeiro, marcámos de novo presença debaixo do manto de Nossa Senhora em Fátima. Um grupo de Profissionais juntamente com alguns simpatizantes do Movimento juntou-se com o Pe Juan para meditarmos juntos sobre como podermos ser Homens-Novos nos dias de hoje. Nestes 3 dias meditámos sobre como podemos ser um Homem-Novo na Família, no Vinculo pessoal com Deus e no Trabalho. Na Família meditámos no seu contexto sociológico, na sua missão de amar o Mundo e do facto de podermos olhar a toda a humanidade como nossa família. No vinculo pessoal com Deus, rezámos sobre a necessidade da vinculação, na transparência e harmonia desta vinculação na nossa vida e ainda de querermos conquistar uma vinculação com Deus. Na temática do trabalho reflectimos sobre termos sido criados para o trabalho e essa ser a vontade do criador; do significado e efeito do trabalho no homem; e no impacto que o trabalho tem na família e na sociedade.
Acredito que este Ramo, que este ano mais que duplicou os seus membros, será importante na forma como irá forjar bons homens e prepará-los para o futuro onde são precisos homens Santos na familia, na política, nas empresas, nos restaurantes, nos jornais, nas televisões, nas escolas, e em todas as profissões. Não somos deste Mundo mas vivemos nê-le e foi-nos dada a vocação de continuarmos a Criação desde o tempo de Adão. Como ouvimos muitas vezes, que a nossa secretária seja o nosso altar e que aí mesmo sejamos imagem de Cristo participando com Ele, na nossa “grande pequenez”, na redenção do Mundo.
Convidamos a todos que tenham mais curiosidade sobre o ramo que possam visitar o nosso site - https://profissionaisschoe.wixsite.com/profschoenstatt.
“Unidos na Aliança, Forjar o Homem Novo”
Gonçalo Oom Cardoso, 27 anos, Chefe de Ramo dos Profissionais da Juventude Masculina de Lisboa