Coube ao Ramos dos Homens, prepara a reflexão para o início da missa do dia 18 deste mês, com o tema, as cinco estrelas da pedagogia do nosso movimento, na autoeducação e formação do Homem Novo.
O nosso ramo tem como ideal
+Ser o Rosto Visível do Pai+
e neste ano, em que o Papa Francisco nos convoca para o “Ano de São José”, este ideal ganha uma expressão muito atual, tendo em conta que a figura do Pai tem sido muito ameaçada nas várias vertentes, seja ela social, religiosa ou familiar. Sendo assim é urgente refletirmos sobre a vida de São José e a expressão que ela ganha, na figura e no rosto do nosso Pai Fundador.
Com as cinco estrelas do nosso movimento, podemos desenhar no céu uma constelação pedagógica, que nos ilumine e nos ajude a levar a luz aos demais, a estarmos mais próximos do Pai e alinhados com o lema da nossa família para este ano, + Deixa a Tua Marca. A Marca do Profeta +. Agora com mais este reforço do Padre Tiago, também ele uma estrela no Céu a interceder pela nossa família.
Esta constelação sendo um tratado de pedagogia para a nossa autoeducação é composta, pelas seguintes estrelas:
- A estrela que nos ajuda a desenvolver os Vínculos e as relações, esta estrela em particular tem sido afetada pela situação de confinamento que estamos a viver, pela ausência de encontros perdendo assim algum brilho, no entanto é uma oportunidade para desenvolvermos os nossos vínculos sobrenaturais e em particular, estudando a vida do nosso Pai Fundador e de como nos marca este profeta, compensando com mais momentos de oração, em nossas casas, rezando uns pelos outros.
- Pela estrela que nos inspiram dos Ideais, que fortalecem o nosso compromisso individual e coletivo na fidelidade à missão.
- Pela estrela do Desenvolvimento Orgânico do movimento, através das correntes de vida, patentes nas várias dinâmicas que os ramos desenvolvem.
- Pela estrela que selamos na Aliança de Amor que nos guia e nos enriquece com copiosas bênçãos.
- Por último a não menos importante, pela estrela da Confiança que funciona como vértice que reforça a luz que irradia desta constelação, que naturalmente vai aumentando de intensidade, na medida em que a contemplamos e aprofundamos o seu estudo.
Resumindo, temos assim uma constelação pedagógica, que nos oferece uma VIDA com esperança que ilumina o caminho da nossa família no “Rumo ao Céu”.
Para este mês propomos como oração diária, sugerida na Carta apostólica “Com coração de Pai”, do Papa Francisco, de 8 de dezembro do ano passado, em que Maria deposita a sua confiança em São José e a quem podemos pedir a graça de nos guiar no caminho da VIDA (ver imagem)
Nesta carta o Papa Francisco cita São João Crisóstomo, que fala assim sobre São José;
- «colocou-se inteiramente ao serviço do plano salvífico».
Citando novamente São João Crisóstomo, «glória seja dada a Deus em tudo!»
Ramo dos Homens, Santuário de Lisboa