Começou com a corrente de solidariedade para com as Famílias afetadas pelos fogos e que estão ligadas ao Santuário de Aveiro, e é nesta ação que nos concentramos atualmente.
Inclui 4 formas diferentes de se ser solidário:
- doar donativos em dinheiro;
- doar donativos em géneros (bens não finaceiros);
- doar tempo para servir;
- integrar a corrente de oração, rezar e oferecer capital de graças.
Cada família ou pessoa que adere à iniciativa pode escolher uma ou mais formas de como prefere ajudar/apoiar. Todos podem participar.
Há uma equipa da Liga de Famílias em Lisboa, e outra em Aveiro (esta tem à frente a Irmã Cristina Maria) e que coordenam em conjunto as necessidades e as ofertas, e toda a logistica e dinamização da iniciativa.
A equipa do Santuário de Aveiro tem como Instituição oficial o Instituto Secular das Irmãs de Maria, organização oficial com entidade jurídica e número de contribuinte.
Atenção:
Pedimos que não liguem direto para o Santuário de Aveiro ou enviem coisas para lá, pois é mesmo importante que seja centralizado aqui, essa é a grande ajuda que a Liga de Famílias e toda a Família de Lisboa pode dar: ajuda organizada e que poupe tempo a quem está no terreno a braços com o confortar e o cuidar das famílias que tanto precisam agora dessas mãos de Maria.
Neste momento os dois lugares onde estamos a apoiar famílias são: Vagos e Mira
A equipa de Aveiro fez a identificação das famílias que têm as suas casas afetadas pelos fogos:
Vagos teve 5 casas parcialmente destruídas.
Mira teve 26 casas das quais 12 parcialmente e 14 totalmente.
Além das casas, alguns terrenos cultivados, e lugares onde algumas destas famílias guardavam máquinas e animais também arderam.
Notícias:
Depois do primeiro apelo da Direção da Liga de Famílias, 6 dias depois do dia 15 de Outubro, houve uma pronta e generosa adesão não só de famílias da Liga como de outros ramos e até de amigos do Movimento, e muito graças a estas famílias solidárias já foi possível começar a reconstruir 3 casas em Vagos.
Também seguiram, logo alguns dias depois, 3 carros com donativos em géneros de primeira necessidade. deslocaram-se lá ao local algumas jovens e duas famílias para entregarem os bens e para combinarem as ajudas com a equipa de Aveiro.
Estamos neste momento a recolher o que ainda é preciso para Vagos e a aguardar indicações para os apoios concretos em Mira.
Algumas famílias estão a organizar-se para irem, durante um fim de semana, dar apoio no local a 2 das famílias, seja nas obras, a fazer companhia ou a rezar com elas.
Siga o que já se foi fazendo e como no site da Liga de Famílias
Se quiser participar pode inscrever-se aqui no formulário.