
Restelo, 20 de Março de 2014
Querida Família de Schoenstatt,
Como dizia o poeta “Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce!”. É com este espírito que encaramos a nossa missão na Guiné Bissau desde o ano de 2012 quando o primeiro grupo da Juventude Feminina foi até Bafatá, a convite do Bispo D. Pedro Zilli, e tudo se foi construindo com muita entrega e dedicação para o começo do novo projecto: Guiné-Missão!
É com imensa alegria que hoje olhamos para o nosso projecto e continuamos com vontade de levar Nossa Senhora e Deus aos outros, descobrindo os seus dons e pondo em prática tudo o que podemos e sabemos para ajudar os nossos amigos na Guiné.
No primeiro ano, fizemos como dizia o P. Kentenich, “Portugal: Porta da Europa” , e abrimos a porta com o lema “Tu és a chave”. No segundo ano “Descobrimos, Oferecemos e Multiplicamos” o nosso DOM com a Cruz da Unidade que Peregrinou a todos os bairros de Bafatá, e este ano sentimo-nos chamados a marcar o caminho de Nossa Senhora com o lema “Marco o Teu caminho” , através desta porta que é Portugal não só para a Europa, mas também para o mundo. Recebemos na última missão uma imensa surpresa, o Pároco de Bafatá Pe. Admir Barreiro nos pediu para edificarmos uma “Ermida à Nossa Senhora de Schoenstatt” : não poderíamos marcar o caminho Lisboa – Bafatá de maneira mais agraciada que esta.
Os resultados que conseguimos com esta missão são visíveis, impressionantes e inesperados! Um grupo de homens reúne-se todas as terças feiras para rezar o terço junto da Mãe Peregrina, um grupo de Mães que fez o curso com a Rosana, é responsável por 7 Mães Peregrinas e os nossos amigos, os jovens, reúnem-se de quinze em quinze dias para, assim, continuarem a sua caminhada na fé estudando Schoenstatt e missionando uma vez por mês!
Todos os dias 18 é celebrada a missa da Aliança de Amor! Já faz parte da rotina deles! Estamos muito orgulhosos e também cheios de vontade de continuar! Será que teríamos se não fosse vontade de Deus e de Nossa Senhora, esta demonstração do caminho que agora se continua a percorrer? Será que se fosse apenas por vontade humana, os frutos desta Missão chegariam a este ponto? Será que somos a chave, o dom e a marca do caminho que Deus quer? Acreditamos que sim. Este projecto pertence à nossa Família por isso partilhamos essa alegria e desafiamos todas conquistarem espiritualmente a Imagem de Nossa Senhora: rezemos juntos pelo nosso projecto Guiné Missão!
Família de Schoenstatt, “Marca o Teu caminho como Porta da Europa”, com maior consciência de testemunho vivo e de Missão!
Muito Obrigada. Unidos em Oração
Filipa Azevedo da Costa e Maria Villar
Juventude Feminina de Schoenstatt