✵ 22/12/1972
⧗ 17/04/2004
+ 07/01/2021
Tiago é o segundo de três irmãos. André, o mais velho, é casado com a Ilisabete e têm quatro filhos: o Miguel, o Gonçalo, o João e a Marta. Marcos é o mais novo, é casado com a Raquel e têm três filhos: o Francisco, a Teresinha e a Madalena.
O Padre Tiago foi batizado pelo Padre Alberto Eronti, um padre argentino que nessa altura se encontrava ao serviço da Família de Lisboa, a partir de Madrid. Podemos dizer que o Padre Tiago cresceu, desde criança, à sombra do "Santuário Cenáculo da Família do Pai” e sob o olhar materno de Maria.
Muito cedo se apegou à Juventude Masculina e abraçou os ideais da Juventude de Schoenstatt, empenhando-se de forma profunda e radical no seu crescimento. Desses tempos, ficam inúmeras recordações dos acampamentos e das viagens com os diferentes Padres de Schoenstatt que passaram por Lisboa como assessores da Juventude Masculina (P. Iván, P. Gonzalo Castro, P. Eduardo, P. Mariano, entre outros), das peregrinações a Santiago de Compostela como Juventude Ibérica e das Jornadas Mundiais da Juventude em Santiago (1989), Cschetochowa (1991) e Denver (1993).
Em 1993, após um período de discernimento, decidiu postular na comunidade dos Padres de Schoenstatt em Lisboa e no dia 8 de janeiro de 1994, entrou no postulado dos Padres de Schoenstatt no Chile.
A 25 de Março de 1994, iniciou o seu noviciado em Tuparendá, Paraguai, juntamente com o seu curso Pentecostes Pastoris pro Filia Sion. Com o seu curso e o P. José María García, recentemente nomeado mestre de noviços, foi responsável pela construção do novo noviciado ibero-americano no Paraguai.
Durante este tempo, os Padres Mariano Irureta e Fernando Baeza, acompanharam o Padre Tiago de muito perto. O Padre Tiago participou, com muita paixão e enorme compromisso, na conquista deste novo Santuário dos Padres.
No final do seu período de formação, foi ordenado em Lisboa, a 17 de abril de 2004, no Mosteiro dos Jerónimos.
Os seus primeiros anos de padre são passados no Chile, servindo a juventude da Paróquia de Nuestra Señora de los Dolores em Quinta Normal e os paroquianos da capela de San Luis. Foram dois anos em que se entregou com grande alegria a estes jovens, organizando acampamentos e missões. Era um padre muito humano que se preocupava em dar a estes jovens, boa comida e bons materiais para as suas atividades. Enquanto assessor da juventude paroquial, assumiu com grande empenho a renovação das instalações da pastoral juvenil.
Assumiu também o papel de Capelão no Colégio de Santa Maria.
O Padre Tiago tinha uma enorme capacidade de organização e de estratégia. Não deixava nada ao acaso. O que fazia, fazia bem, procurando sempre que tudo tivesse um significado profundo e um propósito pedagógico.
Os Ramos da Juventude Masculina começaram a crescer e a consolidar-se, com base num amor pela MTA (Mater Ter Admirabilis) semelhante ao dos primeiros congregados. Durante esses anos, realizou numerosos e memoráveis acampamentos com os Cruzados e os Pioneiros, bem como viagens a Schoenstatt, a Roma e às Jornadas Mundiais da Juventude.
Os jovens que participaram nestas viagens, recordam-no carinhosamente como um marco nas suas vidas. Um ponto alto destes anos de crescimento da juventude foi a inauguração da lápide memorial de Joseph Engling, no santuário de Lisboa, um símbolo da aspiração heroica da nossa juventude à santidade.
Esteve na origem do movimento "Eu acredito", que uniu os jovens católicos de Portugal para receberem o Papa Bento XVI, na sua visita a Portugal.
Empenhou-se também em consolidar a pastoral do Colégio de Santa Maria, ao qual dedicou muito tempo e energia, formando uma equipa da pastoral coesa e comprometida que permanece até hoje como a espinha dorsal do Colégio.
Outro dos projetos em que esteve envolvido com grande alegria e dedicação foram as missões familiares católicas.
Não podemos deixar de mencionar o seu gosto pela informática e a tecnologia, que pôs ao serviço dos seus projetos pastorais e pessoais.
Durante os últimos três anos da sua vida, o Padre Tiago viveu um sacerdócio pleno e feliz ao serviço da Juventude Masculina, com uma clara consciência de consolidar as estruturas de trabalho com a Juventude Masculina na Casa de las tres campanas e nos nossos Ramos da Juventude Masculina.
Também o encheu de alegria e de gratidão o trabalho conjunto com as Senhoras de Schoenstatt, à sombra do Santuário de Campanario.
Em Março de 2020, regressou a Lisboa para continuar os tratamentos que já tinha começado, em dezembro de 2019, no Chile. Os últimos meses da sua doença foram vividos com grande firmeza e muita coragem, enfrentando o cancro que o afligia, conseguindo sempre manter a paz e a alegria.
O Padre Tiago deixa-nos o exemplo de um padre e pastor generoso e dedicado. Foi um grande educador de jovens, apaixonado pela verdade e pela liberdade, pela MTA e por Schoenstatt.
Ser-lhe-emos eternamente gratos pelo seu sorriso e pelo seu olhar transparente que nos falava da doçura de Maria e do Céu.
Em nome dos Padres de Schoenstatt, e do seu curso Pentecostes Pastoris, agradeço a dádiva de o ter tido entre nós como amigo e irmão, com a certeza de que caminhamos juntos para a eternidade.
Padre Juan Barbudo Sepúlveda
Lisboa, Janeiro de 2021