Estão a ter aulas de Português no Colégio de Santa Maria, onde 4 professoras se ofereceram para dar este apoio, e no Centro Paroquial e Comunitário de Carcavelos, com outros professores também voluntários. Em termos de saúde, para além da inscrição no Centro de Saúde e atribuição de uma médica de família, conseguimos através da rede de contactos de pessoas ligadas a Schoenstatt, consultas gratuitas de Oftalmologia, Dentista e Osteopatia.
Foi feita uma avaliação das competências profissionais dos pais da família (Mahmoud e Seham) e desenhado os respectivos CV que serão um instrumento importante na procura de emprego.
O filho de 19, Ahmad, começou no início de Fevereiro a assistir a um curso de Design Multimédia na escola profissional Val do Rio, enquanto estamos a tentar obter o seu certificado escolar de forma a que se possa matricular formalmente no inicio do próximo ano lectivo.
Foram ainda realizadas algumas iniciativas de convívio da família com as famílias envolvidas na equipa de acolhimento que resultaram muito bem. Os rapazes da idade do Ahmad têm-no desafiado para algumas actividades…tem jogado futebol com os Universitários de Schoenstatt e até já foi ver um jogo do Sporting!
Também lhes demos a conhecer os estabelecimentos comerciais mais próximos (no bairro da Estrela e adjacentes), bem como jardins e zonas de lazer e de interesse económico e cultural (a Baixa, o Martim Moniz e a Feira de Carcavelos).
Apresentámos a família à comunidade da Mesquita Central de Lisboa à qual se deslocam, à sexta-feira, para participar na oração.
Iniciámos ainda um processo junto da Cruz Vermelha Internacional de procura de 42 familiares que se encontram desaparecidos há algum tempo.
Temos trabalhado em conjunto com a Junta da Estrela que se tem mostrado muito disponível para nos apoiar em diversas áreas como o desporto e a integração profissional, tendo decorrido há duas semanas um almoço com o Presidente da Junta e com a família para se conhecerem e definirem pontos a trabalhar.
A família quando questionada diz-se sentir muito bem acolhida em Portugal, que é um pais do qual não tinham muita informação antes de chegarem. Dizem que aqui se sentem seguros e tratados por igual. Para eles já somos família!
A equipa “Acolher uma família”
Ana Deslandes
Manuel Cary
Maria Goes
Maria Possolo
Rita Froes
Sofia Fragoso
Sofia Matos Chaves