
Este ano, não será possível a construção do presépio como nos anos anteriores, mas não deixemos cair a tradição. Ouçamos o Papa Francisco que nos impulsiona e relaciona com a nossa espiritualidade!
“Com esta Carta, quero apoiar a tradição bonita das nossas famílias prepararem o Presépio, nos dias que antecedem o Natal (…). Trata-se verdadeiramente dum exercício de imaginação criativa, que recorre aos mais variados materiais para produzir, em miniatura, obras-primas de beleza. Aprende-se em criança, quando o pai e a mãe, juntamente com os avós, transmitem este gracioso costume, que encerra uma rica espiritualidade popular. Almejo que esta prática nunca desapareça (…). (1)
Muitas vezes, as crianças (mas os adultos também!) gostam de acrescentar, no Presépio, outras figuras que parecem não ter qualquer relação com as narrações do Evangelho. Contudo esta imaginação pretende expressar que, neste mundo novo inaugurado por Jesus, há espaço para tudo o que é humano e para toda a criatura. Do pastor ao ferreiro, do padeiro aos músicos, das mulheres com a bilha de água ao ombro às crianças que brincam… tudo isso representa a santidade do dia a dia, a alegria de realizar de modo extraordinário as coisas de todos os dias, quando Jesus partilha connosco a sua vida divina. (7) (Carta Apostólica Admirabile Signum do Santo Padre Francisco, sobre o significado e valor do presépio)
Assim, propomos a todas as famílias que, após construírem o seu presépio, enviando uma fotografia para o email secretaria.lisboa@schoenstatt.pt ou pelo whatsapp 925 984 528 (Comunicação do Santuário).
Será publicado oportunamente nas redes sociais do Movimento em Lisboa. Vamos ter um dezembro inspirado por presépios.
#DeixaaTuaMarcacomoTeu Presépio
Pastoral do Santuário Cenáculo da Família do Pai