
S. Francisco Xavier, Estrela. Corroios e Seixal são algumas das Paróquias que já têm implementado regularmente o Terço dos Homens na Região da Grande Lisboa, com paroquianos locais e schoenstattianos a colaborarem e rezarem juntos!
Oeiras e São Mamede já manifestaram vontade de serem os próximos a continuar esta grande corrente de Oração à Mãe do Céu.
A mensagem de boas-vindas do Pároco da Unidade Pastoral de Sintra revela a Alegria que a todos traz a Oração em Comunidade.
Recordamos ainda a oração do Terço, todos os dias 13 à noite, em duas Igrejas de Lisboa, como já anteriormente noticiámos e continuaremos a acompanhar.
"A ideia parece que vem de longe, mas quando me perguntaram se a podiam aplicar em Sintra, disse logo que sim, porque rezar é sempre bom e tão necessário!
Porquê Terço dos Homens? Por que não misto? Certamente porque perderia o impacto e aos poucos acabaria quase só de mulheres, como acontece na maioria das orações comunitárias do Terço do Rosário.
Santa Maria, Nossa Senhora, é Mãe de todos, homens e mulheres, pais e filhos; e rezar o Terço pode ser uma forma de congregar a família, com Maria, em volta de Jesus. Os homens rezarem sozinhos, uma vez por mês, pode ser um chamariz, um despertar, para depois incentivarem a oração também em família.
A oração do Rosário é uma forma simples de rezar, bendizendo o “fruto do ventre de Maria”, Jesus Cristo, nosso Salvador. Os mistérios contemplados, agora em 4 terços, ajudam-nos a
contemplar, com Maria, toda a vida de Jesus. E estando em sintonia com Jesus estamos no caminho da verdade, que leva à vida eterna.
Desejo o maior sucesso à iniciativa e que dê bons frutos!
Com a amizade que nos une em Cristo,
o Pároco da Unidade Pastoral de Sintra
Pe. Armindo Reis"