Acorremos, hoje, ao teu Santuário para consagrarmos uma vez mais os nossos filhos ao teu cuidado e proteção maternal, num hino de eterna gratidão, porque há mais de 100 anos, através de um gesto verdadeiramente profético, a mãe do Padre Kentenich o consagrou a ti e, desde essa hora, o elegeste para anunciar a todos e às nossas famílias as tuas maravilhas.
Nós Te consagramos cada um dos nossos filhos, pedindo-Te que os inscrevas no Teu coração pelos seus próprios nomes (silêncio…). Faz com que experimentem em todas as circunstâncias da vida, o Teu carinho, o Teu amor e proteção, tal como o experimentou o pequeno José Kentenich, desde que Te foi consagrado com nove anos de idade.
A Ti tos consagramos, pedindo-Te que graves para sempre, nos seus corações, o Teu nome, Maria.
A Ti tos consagramos, Mãe querida, no mesmo espírito em que foram consagrados no Baptismo, pedindo-Te que conserves acesa neles a chama da Fé, mesmo quando esteja prestes a apagar-se.
Que o Teu amor e ternura vença neles todas as crises, e lhes permita reencontrarem-se uma e outra vez com Teu filho Jesus.
A Ti tos consagramos, Rainha Admirável e Te pedimos: nos momentos de maior dificuldade, sob a proteção do Teu manto, livra-os de todos os perigos.
A Ti tos consagramos, para que cresçam na plenitude dos talentos e dons que Deus lhes concedeu, e realizem a vocação que o Pai pensou para cada um deles.
Faz com que envolvidos na Tua pureza, na Tua bondade, na Tua alegria, também eles caminhem pela vida irradiando paz, amor e alegria, e se tornem assim, construtores da nova civilização do amor.
Querida Mãe, educa-nos, a nós pais, na vivência de uma paternidade responsável, abnegada e bondosa. Faz-nos transparentes do amor pessoal e misericordioso do nosso Deus, capazes de refletir o olhar e a condução do Pai nas suas vidas.
Torna-nos semelhantes à família de Nazaré: que José nos guarde no espírito de verdade e de pureza e nos proteja de todo o mal. Que Maria nos ensine a construir, em cada dia, uma comunidade de profundos laços de amor em que cada um dos nossos filhos, se sinta um filho querido, enobrecido e muito amado. Que Jesus, Vosso filho, esteja no centro dos nossos lares e das nossas vidas.
Ámen.
(Oração rezada desde o Centenário da Consagração do Padre Kentenich a Nossa Senhora, feita por sua mãe, em 1892, junto da imagem que se encontrava no orfanato de Oberhausen)
Pastoral do Santuário 2020 - Santuário do Cenáculo da Família do Pai