TODOS: Aceita, Mãe, os pequenos esforços que fizemos no cumprimento do nosso dever, no cultivo de uma séria vida de oração, na abertura à nossa transformação interior; os sacrifícios que, por amor, te quisemos oferecer; as renúncias e as opções que fizemos, com consciência de sermos teus aliados, numa mesma Missão. Aceita também o nosso pedido de perdão por todos os momentos em que não fomos fiéis.
SACERDOTE: Como sinal desta entrega, acendemos o fogo do capital de graças, enquanto rezamos todos juntos:
TODOS: Torna-nos semelhantes a Ti e ensina-nos a caminhar na vida como Tu: forte e digna, simples e bondosa, irradiando amor, paz e alegria; em nós percorre o nosso tempo, prepara-o para Cristo.
SACERDOTE: Todos juntos, como Cenáculo da Família do Pai, formamos uma só Família! Queremos espalhar este fogo que arde nos nossos corações. Por isso, acendemos agora as nossas velas no fogo do Capital de Graças.
SACERDOTE: Na alegria de sermos teus aliados, unidos ao nosso Pai e Fundador e a toda a Família de Schoenstatt no mundo inteiro, fundados na Fé e no espírito da primeira aliança, queremos renovar a nossa Aliança de Amor. Por isso vos pergunto: Querem enraizar-se cada dia mais profundamente nas três fontes de vida de Schoenstatt – em Maria, no Santuário e no Pai Fundador, para empreender, com a força deste triplo amor, uma fecunda ação apostólica?
TODOS: Sim, quero.
SACERDOTE: Comprometem-se a trazer abundantes contribuições ao Capital de Graças e a entregá-las nas mãos de Maria, no Santuário?
TODOS: Sim, comprometo-me.
SACERDOTE: Em resposta ao desafio do nosso Fundador, que nos chama a participar na sua missão profética, impulsionados pelas graças do Santuário, estão dispostos a ser instrumentos de Maria, contribuindo para um modo de pensar, amar e viver mais orgânicos?
TODOS: Sim, estou.
SACERDOTE: A Aliança de Amor é o sinal de que pertencemos a Maria, como um selo no coração. Em Terra de Santa Maria, em ano de celebração do Jubileu dos nos 50 anos do Santuário de Lisboa, queremos deixar esta herança às futuras gerações. Rezamos por isso a Oração Jubilar e renovamos todos juntos a nossa Aliança de Amor:
TODOS: Querida Mãe e Rainha Vitoriosa Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Junto a ti, neste Santuário, celebramos a nossa história de Aliança de Amor, na alegria de sermos Família unida no Pai. Aceita a nossa gratidão, o nosso louvor e Capital de Graças, mas também as nossas preces para o futuro: fidelidade, espírito de família e consciência de missão. Que o ideal do Santuário continue a brilhar em nós, e que o Espírito Santo nos conduza e utilize, como seus instrumentos, para servir a Igreja e o Mundo. Vincula-nos a ti e atrai corações jovens que connosco cumpram a missão que tu aqui nos confiaste. Neste ano jubilar, renovamos o compromisso: “Fiéis à origem, Cenáculo da Família do Pai.” Amén.
TODOS: Oh Senhora minha …
SACERDOTE: Pela intercessão de Maria Santíssima, nossa Mãe e Rainha Vitoriosa Três Vezes Admirável de Schoenstatt, vos bendiga o Deus sempre fiel à Sua aliança connosco, Pai, Filho e Espírito Santo.
TODOS: Amén.