Como habitualmente acontece nas primeiras quintas-feiras de cada mês, vamos rezar hoje pelas vocações no Santuário de Lisboa entre as 21h e as 22h.
Estão todos convidados a unir-se a este momento de oração lá ou em vossas casas e santuários-lar, rezando o terço, uma dezena ou outra oração.
"Tu nos enviarás as vocações
que se empenhem pelo teu reino
nos darás trabalho e copiosas bênçãos
e à nossa fraqueza unirás a tua omnipotência" (Rumo ao Céu nº 15)
Juntamos um pequeno texto do livro "Proposta pedagógica de Schoenstatt" do Pe. Angél Stada.
"Quando da sua ordenação sacerdotal, foi confiada ao Pe. Kentenich a cadeira de latim num Seminário Menor. O trabalho docente foi, para ele, um meio para aplicar o seu modo de encarar a educação.
Mais tarde, a primeira proposta da sua responsabilidade como Diretor Espiritual levou a marca de uma nova pedagogia, que se foi esboçando desde 1912, e é, em si mesma, uma proposta de auto-educação. Os traços de um educador nato estão patentes na personalidade do Fundador de Schoenstatt, no seu modo de ser e de atuar. Na primeira conferência aos estudantes dirige-lhes as seguintes palavras:
"Agora recebo a nomeação para Diretor Espiritual - sem qualquer iniciativa da minha parte nesse sentido. Deve, portanto, ser vontade de Deus. Por isso, aceito, firmemente decidido a cumprir da maneira mais perfeita todos os meus deveres em relação a todos e a cada um de vós. Ponho-me inteiramente à vossa disposição, com tudo o que sou e o que tenho: com o que sei e o que não sei, com todas as minhas capacidades e incapacidades, mas sobretudo com o meu coração."
Todos estes factos, de óbvio estilo pedagógico, não estão só no início de Schoenstatt como marcam a sua identidade mais profunda."
Unidos no Santuário,
Miguel e Margarida