
Enquanto que cada família de refugiados tem uma história diferente e acarreta um testemunho de perda e de dor único, todas mostram uma característica em comum: a perseverança e a vontade de reconstruir as suas vidas onde se sintam acolhidos.
Face à maior crise de refugiados desde a 2a GM e às tragédias no Mediterrâneo que o mundo tem vindo a testemunhar, surge em Schoenstatt o forte apelo para o acolhimento e integração de uma família de refugiados na nossa comunidade. É também um compromisso que nos tem sido pedido pelo Papa e por toda a Igreja e que apela a cada uma das famílias e membros do nosso Movimento.
Como?
O acolhimento por um período de dois anos de uma família de cinco pessoas (pai, mãe e 3 filhos, será feito no contexto do programa da PAR FAMÍLIAS (Plataforma de Apoio aos Refugiados), o que significa que o Movimento estará a colaborar com outras organizações e instituições que também abraçaram este projeto. Nesse sentido foi assinado no passado dia 14 de Outubro um protocolo entre a Associação Schoenstatt Lisboa e a PAR.
Ajudar
Contamos com todos para contribuir com aquilo que puderem, seja através de contribuições financeiras, de mão de obra, de cedência de uma casa ou de donativos em espécie. O importante é que todos tomem consciência desta crise e que ajudem da maneira que conseguirem.
Nesta fase inicial a nossa prioridade será de garantir alojamento da família que nos propomos acolher. Precisamos de encontrar um apartamento na zona de Belém / Restelo, se possível cedido ou então arrendado por um valor que será suportado pelos donativos que teremos de conseguir entre todos.
À medida que tivermos mais informações sobre a data de chegada e o perfil da família que vamos acolher iremos comunicando necessidades mais concretas a vários níveis.
Pedimos desde já a todos aqueles que se sintam interpelados a colaborar com este projecto que enviem um email para acolherumafamilia@gmail.com com as vossas sugestões, ofertas e eventuais questões.
Foi já aberta uma conta da Associação Schoenstatt Lisboa, com o NIB 0033.0000.45434206943.05, criada especificamente para receber os donativos necessários ao acolhimento desta família.
Em 1917, Nossa Senhora confiou a três pastorinhos a missão de rezar pelo fim da guerra e por todas as suas vítimas. Também nós no Movimento Apostólico de Schoenstatt somos chamados a esta missão e também nós temos o dever cristão e humano de fazer mais por estas pessoas. Rezemos juntos por todas estas famílias que sofrem e façamos o nosso melhor para acabar com o sofrimento destas famílias!