
Tudo começou no dia 24 de Outubro, com a visita ao Santuário [de Schoenstatt de Lisboa] dos Catequistas da Paróquia de Miratejo/Laranjeiro, dedicada à Sagrada Família. Fomos acompanhados pelo Padre Daniel Miguel, prior daquela Paróquia. Para os que ainda não ouviram falar desta Paróquia fica mesmo coladinha às Paróquias de Corroios e do Feijó. Que lindo! Não?
Nesta noite, de dia 24, N.ª Senhora reservou o santuário só para nós! Que sossego, que silêncio... mais delicado... mas também que alvoroço de emoções nos nossos corações. Foi um momento muito especial de oração e de graças. Em cada conta do terço entregámos as nossas famílias; as nossas crianças da catequese; os doentes; os nossos irmão perseguidos por causa da sua fé; as nossas intenções particulares; os nossos sacerdotes;…Deixámos especialmente ao cuidado da Mãe do Céu a Diocese de Setúbal e o Sr. D. José Ornelas Carvalho, que iria ser ordenado e tomar posse como Bispo de Setúbal, no dia seguinte. Pedimos-Lhe que cuidasse do seu novo bispo, para que ele possa ser portador da Alegria e da Misericórdia, nesta missão que Deus lhe confia.
Com a chegada do novo Bispo, chegava também a imagem Peregrina de N.ª Sr.ª de Fátima à Diocese e .... às paróquias… - ou seria ao contrário? - Rezámos para que a Sua visita, à Diocese de Setúbal, fosse uma oportunidade de conversão, para vivermos em comunhão no interior das nossas comunidades e, como nos desafia o Papa Francisco, a sermos uma Igreja em saída, levando ao mundo a Cruz de Cristo e a imagem de Maria como sinal da redenção.
Mas a missão do dia 24 ainda não estava concluída...
No final do terço, o Padre Daniel abençoou e fez o envio das imagens da Mãe Peregrina, que neste ano pastoral, continuarão a visitar as famílias das crianças da catequese da sua paróquia. Comprometemo-nos todos, frente à MTA [Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt] e dissemos: "Queremos ser Teus instrumentos, vinculados ao Nada sem Ti, nada sem nós. Nesta nossa Missão, contamos com a presença do Espírito Santo, a Bênção do Pai e a Tua proteção."
O momento foi tão especial que, apesar do dia seguinte se avizinhar muito cansativo, nenhum de nós parecia querer sair dali, da sombra do santuário rumo à ponte, rumo ao Cristo Rei, rumo à Margem Sul, rumo a casa...
Ela é grande Missionária. Ela fará (faz) Milagres
Ana Santos e Lina Sequeira